sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Escondidinho de Charque

Para o purê:
1/2 kg de mandioca
3 xícaras de leite (talvez precise de um pouco mais)
2 colheres de margarina
sal e noz moscada a gosto
Para o recheio:
1/2 kg de charque
1 cebola gde picada
1/4 de pimentão picado
1 tomate sem pele picado
4 dentes de alho amassados
Azeitonas picadas a gosto
Duas colheres de azeite
sal, cominho e pimenta calabresa a gosto
Queijo muçarela para cobrir.

Modo de Fazer:
Purê: Cozinhe bem a mandioca na panela de pressão. No liquidificador coloque o leite e a mandioca bem cozida e bata até ficar homogênea. Em uma panela, coloque a margarina e despeje a mandioca batida. Eu gosto de colocar noz moscada ralada, dá um gostinho especial e coloque o sal a gosto. 

Recheio: Cozinhe o charque na panela de pressão apenas com água, troque a água por três vezes para tirar o excesso de sal. Quando estiver bem cozido, desfie o charque e reserve. Eu uma panela coloque, o azeite, a cebola picada e deixe murchar. Acrescente o pimentão, o tomate e o alho. Depois coloque o charque e acrescente um pouquinho de água e deixe ferver. Prove o sal, se precisar coloque mais. Acrescente a azeitona, cominho e a pimenta calabresa. Se não gostar de cominho, com alecrim também combina muito bem. 
Montagem: Unte um refratário com margarina, coloque metade do purê de mandioca, depois o recheio todo e o restante do purê. Para cobrir, coloque queijo muçarela. 
Leve ao forno pré aquecido até dourar.

Super dica: Esse escondidinho fica ótimo recheado com costelinha de porco ou lombinho de porco desfiado, calabresa ou carne seca. E para acompanhar, arroz branco e vinho tinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário